Mês: setembro 2020

TJ/SP permite inclusão de pai biológico em registro no qual já consta pai socioafetivo

A 3ª câmara de Direito Privado do TJ/SP negou apelação de réu contra a inclusão de seu nome no registro civil de filho biológico, com a alegação de que no documento já consta pai socioafetivo. De acordo com o relator, desembargador Carlos Alberto de Salles, “é possível o ajuizamento de ação de retificação de assento…
Leia mais

Briga de condôminos por vagas de garagem enseja danos morais

A 9ª câmara de Direito Privado do TJ/SP manteve a condenação, por danos morais, de duas pessoas por agressão física e violação à reputação de terceiro. O valor da reparação foi fixado em R$ 10 mil, R$ 5 mil para cada uma das violações.               Segundo os autos, três condôminos…
Leia mais

Aviso do Serasa não exime empresa credora de notificar devedor

A 9ª câmara Cível do TJ/PR condenou uma confederação de lojistas ao pagamento de danos morais a um homem que não foi notificado previamente pela entidade do seu registro de dívida. Para o colegiado, embora o homem tenha sido avisado pelo Serasa, a obrigação de notificar pela confederação se dá mesmo nos casos em que…
Leia mais

STJ: Credor fiduciário pode inscrever devedor em cadastro restritivo mesmo sem vender o bem dado em garantia

Em caso de inadimplência na alienação fiduciária, o credor não é obrigado a vender o bem dado em garantia antes de promover a inscrição do devedor nos cadastros de proteção ao crédito. Independentemente da forma escolhida para obter o cumprimento da obrigação – recuperação do bem ou ação de execução -, a inscrição nos cadastros…
Leia mais

Pré-candidato a vereador deve excluir de redes sociais comentários ofensivos contra concorrente

O juiz de Direto Marcos Alexandre Santos Ambrogi, da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Mauá/SP, condenou um pré-candidato a vereador, a excluir comentários com expressões ofensivas ao autor, também pré-candidato, de suas redes socias. Para o magistrado, comentários de baixo calão, como mencionar alguém, ainda que indiretamente de “muito mal caráter”, e…
Leia mais

União pagará lucros cessantes por atraso em obra decorrente de ato ilícito de auditor

O TRF da 4ª região manteve decisão que condenou a União a arcar com lucros cessantes em favor de adquirente de imóvel, cujo empreendimento só foi entregue 24 meses depois do contratado devido a atuação ilícita de servidor público Federal, que exigia propina para desobstruir a obra. A União alegou que o ato foi um…
Leia mais

Open chat
Fale com a gente pelo WhatsApp!