AGÊNCIAS DO INSS FECHADAS, COMO FICA O AUXÍLIO-DOENÇA?
As agências do INSS estão fechadas em todo o país em razão do estado emergencial de saúde causado pela pandemia do Coronavírus.
Mesmo assim, o empregado que ficar incapacitado para o trabalho por mais de 15 dias consecutivos, poderá ser afastado pelo INSS a partir do 16º dia.
Fica dispensada, no entanto, a perícia direta, ou seja, aquela presencial realizada pelo perito da Autarquia Previdenciária.
A análise do requerimento continuará sendo feita com base no atestados enviados através do portal “Meu INSS” (https://meu.inss.gov.br/).
A medida vale para todas doenças e também para quem contraiu a Covid-19.
Desde que foi iniciado o atendimento remoto das agências de todo o pais, os segurados estão dispensados da perícia médica presencial para fins de recebimento da antecipação do auxilio-doença no valor de um salário mínimo.
Assim, aqueles que fizeram requerimentos de auxílio-doença, com marcação de perícia, não devem se dirigir até a agência.
Estes segurados devem enviar o atestado médico pelo Meu INSS, aplicativo ou internet, para que a Perícia Médica Federal faça a análise de conformidade do documento.